quinta-feira, 19 de abril de 2012

O movimento "repouso no espírto" sob análise.



Este vídeo é um documetário exibido na TV Record acerca do movimento  conhecido como "repouso no  espírito" praticado por alguns grupos pentecostais e carismáticos.
Postem aqui vossos  comentários sobre o tema.   Procurem fundamentar vossos comentários em uma boa hermenéutica e sejam respeitosos  com aqueles que pensam diferente de você.

25 comentários:

  1. o "Cair no Espirito"

    O movimento surgiu em 1994 na Igreja Comunhão da Videira do Aeroporto de Toronto, no Canadá, pelas mãos de Jonh Arnott e sua esposa Carol e mais seu amigo Randy Clark. Um artigo da Revista (Ultimato, 1996), diz: “Em Novembro de 1993, o casal Arnott foi à Argentina, conhecer o "avivamento" que estava acontecendo através de Claudio Freidzon, um líder das Assembléias de Deus naquele país. Numa das reuniões, John e Carol foram à frente, e Freidzon orou por eles. John caiu no chão. Quando se levantou, Freidzon lhe perguntou: "Você quer a unção?" John respondeu, "Quero, sim, quero de verdade". "Então, aqui está ela, receba-a", disse Freidzon, batendo com sua mão espalmada na mão aberta de John. E segundo John relata, naquele momento Deus lhe falou dizendo: "O que você está esperando? Por favor, receba-a, é sua!". E então ele recebeu a "unção" pela fé. Em Janeiro de 1994 John Arnott convidou Randy Clark, seu amigo e pastor de uma outra igreja Vineyard em Saint Louis, Missouri, nos Estados Unidos, para uma série de conferências”.
    Este comportamento batizado por Arnott de “benção do Pai”, ficou conhecido em Toronto como “benção de Toronto”. De acordo com o artigo da Revista (Ultimato, 1996), Arnott diz: “No dia 20 de Janeiro de 1994 a bênção do Pai caiu sobre as cento e vinte pessoas que estavam presentes para o culto naquela quinta-feira à noite em nossa Igreja. Randy deu seu testemunho, e o período de ministério começou [o pastor e obreiros oram com imposição de mãos sobre os que vieram à frente em resposta ao apelo]. As pessoas cairam pelo chão debaixo do poder do Espírito, rindo e chorando. Tivemos que empilhar as cadeiras para termos espaço para todos. Alguns tiveram mesmo que ser carregados para fora”. Os seguidores do movimento usam algumas passagens biblicas erroneamente para dar credibilidade ao ministerio como sendo um avivamento do Espirito Santo. Um dos textos é Gálatas 5:25 que diz: “Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito”, para dizer: caimos também pelo Espírito. Vejamos bem a má interpretação do texto dos fundadores do movimento, que dizem: “cair” no Espírito, enquanto o apostolo Paulo diz: “andemos” também no Espírito.
    Do meu ponto de vista o “cair no Espírito” não tem fundamentos biblicos. Os defensores dizem que os que não reconhecem a doutrina blasfemam contra o Espírito Santo, utilizando-se de Mateus 12:31: “Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens”. Insensatos! O cair no Espírito não está incluido nos dons do Espírito ditos pelo o apostolo Paulo em Gálatas 5:22: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. Contra estes frutos que vem do Espírito Santo podemos afirmar o que o apostolo Paulo diz em Gálatas
    5:18: “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gleyson,
      Achei seu comentário bem substancial e apropriado.Parabéns pelo seu discernimento para com estas questões.

      Excluir
  2. Infelizmente, muitas pessoas buscam essas falsificações estranhas que não produzem fruto espiritual nenhum, ao invés de buscarem o fruto prático que o Espírito distribui com o propósito de glorificar a Cristo com nossas vidas (Gálatas 5:22-23). Ser cheio do Espírito não é evidenciado por tais farsas, mas sim por uma vida que transborda com a Palavra de Deus de tal forma que a pessoa esteja sempre cheia de cânticos espirituais e de gratidão a Deus. Que Efésios 5:18-20 e Gálatas 5:22-23 sejam um retrato das nossas vidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá William, gostei bastante do seu comentário. Parabéns e que Cristo sempre nos ilumine com sua sabedoria.

      Excluir
  3. O Espírito Santo, o próprio nome já diz, é santo. Ele nunca vai encorajar as pessoas a fazer algo que não seja sagrado. As pessoas, a humanidade foi feita à imagem de Deus, por que Deus depreciaria a humanidade fazendo as pessoas parecerem animais? Hoje eu acredito que esse espírito é um espírito falso, um espírito enganador e não o espírito sagrado das Escrituras.

    Gold diz que estava em transe quando veio um pensamento de que aquilo era errado.

    - Na mesma hora, meu coração se convenceu e na mesma hora eu pedi ao Senhor Jesus para me perdoar, por ter sido tão tolo, tão ridículo.

    Gold decidiu então se desligar da igreja e escreveu uma carta que afirma “o diabo usa o ‘cair no espírito’ para cegar as pessoas, o movimento viola as Escrituras Sagradas”. O pastor acabou ficando doente. Foi então que percebeu o quanto havia se enganado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arnaldo,
      Concordo plenamente com seu ponto de vista. Que Cristo sempre nos ilumine com a luz da verdade.

      Excluir
  4. CAIR NO ESPIRITO

    O movimento do “repouso no espirito” ou popularmente “cair no espírito” como se consagrou no meio evangélico é um dos mais famosos e proliferados modismos na igreja evangélica em que pessoas caem após sopros, empurrões e jogadas de paletós de pregadores sensacionalistas e é sustentada por inúmeros crentes que sem o conhecimento estão em busca desse novo movimento que se resume numa espécie de anarquia e esquizofrenia evangélica. São gerenciadas por “figurões” do pentecostalismo, são chamadas de “carismania”- uma mistura de charismata com manikos; É também conhecido como “Bênção de Toronto”, devido a divulgação dessas práticas pela igreja da Videira localiza em Toronto- Canadá, Alguns apologistas (a maioria pentecostais) preferem chamar, de forma irônica, o “cair no espírito” de movimento “cai-cai”.

    Origem

    Tal movimento começou no ano de 1994, na Toronto Airport Chiristian Fellowship (Comunhão da Videira do Aeroporto de Toronto), o fenômeno do cair no espírito começou a ser divulgado por meio de uma conferência ministrada pelo pastor Randy Clark, convidado do pastor John Arnott e da pastora Carol Arnott, dirigentes da igreja em Toronto. Antes, os Arnott já tinham conhecido esse fenômeno por meio do evangelista neopentecostal Benny Hinn, que já praticava o “cair no espírito” em suas reuniões. Benny Hinn aprendeu essas manifestação exóticas por meio do ministério de Kathryn Kuhlman, uma famosa “evangelista” norte-americana que morreu em 1976, onde em sua reuniões, dezenas de pessoas caiam ao mesmo tempo mediante sua oração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá emerson,
      Seus comentários com certeza enriqueceu nosso blog. Que possamos sempre crescer em conhecimento e graça. Parabéns.

      Excluir
  5. A posição dos pentecostais e neopentecostais em relação ao fenômeno

    Apesar de vários nomes ligados ao “cair no espírito”, Hoje, esse modismo é amplamente aceito na maioria da denominações neopentecostais, com exceção da Igreja Universal do Reino de Deus e da Igreja Internacional da Graça de Deus. Entre os pentecostais algumas incentivam a prática do cair no espírito, todavia, a Assembleia de Deus, é contra e em se Jornal Mensageiro da Paz, que na edição de Setembro de 2007, trouxe uma matéria de capa sobre o pastor Paul Gowdy, um ex-líder da igreja em Toronto, que hoje revela a farsa do movimento. Muitas paróquias que pertencem a RCC (Renovação Católica Carismática) praticam o “cair no espírito”, que entre os católicos carismáticos é denominado de “repouso no espírito”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson, obrigado por compartilhar essas informações aqui no blog, eleas enriquecem consideravelmente. Parabéns.

      Excluir
  6. Os vídeos relatam sobre cair no espírito, onde mostra algumas igrejas pentecostais com a prática do cai-cai. E não há nenhum fundamento bíblico porque no livro de Ezequiel cap:3:12 e 14. Fala sobre o espirito de Deus que levantou o profeta e sempre que caiam,caiam em rosto em terra, em adoração a Deus.
    Deus nos fez sua imagem e semelhança, II Pedro cap:2,I João 4 fala nos últimos dias aparecerão falsos profetas que introduzirão erezias de perdição blasfemando o caminho da verdade.
    A unica verdade é que devemos examinar as escrituras para não sermos
    enganados, Porque a bíblia é o manual do cristão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leidiane, gostei do seu comentário. Parabéns pelos mesmos e que continuemos a crescer em conhecimento e graça diante do nosso Deus e salvador Jesus Cristo.

      Excluir
  7. É terrível o que vemos,"líderes" que usam a mídia para difamar um mover puramente espiritual. O primeiro vídeo, fala de uma berração e compara com o mover de Deus, a falta de "conhecimento" da palavra de Deus ou um conhecimento ja muito acima do normal faz com que essas pessoas falem sem nenhuma base bíblica do cair no espírito. Para nos cristão protestantes não devemos ficar calados nesse tipo de caso, e sim devemos combater contra esse tipos de " falsos profetas" que perdem a fé porque ja perderam o espírito.
    O segundo vídeo, é uma forma de combater aquilo que foi posto em blog, e é uma ótima defesa do Pastor Silas Malafaia,pois são homens assim que a igreja precisa, que denuncia o pecado, e não tem medo de lutar em favor da verdade.
    O terceiro vídeo é um fenômeno científico tentando explicar o que acontece em algo sobrenatural. Existe hipnose, mas não pode se comparar ao movimento espiritual.

    ResponderExcluir
  8. Primeiro vídeo é um documentário feito sobre o cair no Espírito, é um pouco estranho, porque o pastor roda, roda e com um só movimento consegue derribar muita gente.
    Eu chamaria este movimento de movimento de ritual ou macumba, ou ritual satânico. Por que o Espírito Santo trabalha de muitas maneiras Ele não eleva homem algum. O Espírito Santo faz à vontade de Deus e não à vontade de homens, quem poderá decidir como o Espírito deverá atuar. Este é um perigo para a igreja de hoje, o Espírito não lisonjeia á homem.Em Atos 2 , o Espírito foi derramado sobre os discípulos de Jesus o que ouve naquela ocasião? Atos 3,1. Pedro e João subiram ao templo para a oração lá estava um coxo de nascença. Então Pedro e João encontraram coxo este lhe rogou dar mim uma esmola , mas os apóstolos lhe interrogaram dizendo olha para nós , nós não temos nada. Mas o que temos isto ti damos Levanta e anda, qual o poder dos Apóstolos? Era dinheiro ou o podre do Espírito Santo certamente era o poder do alto.

    ResponderExcluir
  9. Segundo vídeo é sobre o Bispo Edir Macedo, Macedo faz um importante comentário sobre À igreja que usa a prática do cair no Espírito. O Bispo faz uma interrogação, ele diz qual é a deferência? Entre o cair no Espírito para a macumba. O Bispo mostra um culto evangélico e também um ritual de macumba. Não à mesmo quase nenhuma diferencia,entre o culto para a macumba. Só que na macumba eles buscam o poder dos espíritos de anjos caídos, o Bispo diz que onde Deus está só à paz, felicidade, esperança alegria, e bondade. Para mim tanto o Bispo Macedo como as igrejas cair no Espírito, são a mesma coisa. Eles só falam no diabo e muito pouco em Jesus Cristo? Como é que Deus pode habitar em um lugar onde Ele não é chamado? Portanto devemos ficar-nos atentos com essas igrejas. O poder de Deus está a ir, mais é sempre bom lembrar que onde a uma grande quantidade de igrejas, não podemos pensar que todas são realmente de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Terceiro vídeo Silas Malafaia e os neurônios de Edir Macedo. Silas diz que algum cai e se levantam curados e outros se levantam falando em línguas estranhas. Provavelmente Silas é induzido por este poder sobra natural. Eu não quero sê chato para falar sobre isto mais é o meu dever, falar só a verdade e também dá minha opinião sobre o assunto. Não conheço nem uma pessoa que foi curada por qualquer pastor, tanto em minha cidade como em meu Estado e nem fora dele, por alguma pessoa que posa dizer eu tenho um conhecido, que era cego e agora vê, também não conheço nem uma pessoa que diga eu vi um coxo que foi curado em qualquer igrejas. Para mime isto é papo furado, como é que, estes pastores tem tanto poder para curar, Pará derribar outro homem? Nós os Ceres humanos não temos poder para fazer nada, de sobre natural só por Deus ou Por Satanás.
    Em Apocalipse 13:13 e 14, Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens. Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado a executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu. Apocalipse 16: 14, Porque eles são Espírito de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-lo para a peleja do grande dia do Deus Todo- poderoso. No livro O Grande Conflito de Ellen G.White PG, 529; Entre as operações de maior êxito do grande enganador, encontram-se os ensinos ilusórios e prodígios de maneira do espiritismo. Disfarçado em anjos de luz, estende suas redes onde menos se espera. Se os homens tão-somente estudassem o Livro de Deus com fervorosa oração a fim de o poderem compreender, não seriam deixados em trevas, à mercê das doutrinas falsas. Mas, rejeitando eles a verdade, são pressa da ilusão. Agora PG, 533,Satanás pode apresentar uma contrafação tão parecida com a verdade, que engana aos que estão dispostos a ser enganados,aos que desejam excluir a abnegação e o sacrifício exigidos pela verdade; impossível é, porém, reter sob o seu poder uma só alma que sinceramente deseja conhecer a verdade, custe o que custar. Cristo é a verdade e a ‘’luz que a todo o homem que vem ao mundo.”os discípulo de Jesus fizeram maravilhas no passado mas de maneira nenhuma eles buscaram fazer isto para se gloriar ou para obter lucro.

    ResponderExcluir
  11. Com uma breve pesquisa sobre o movimento do repouso no Espírito ou cai-

    cai, como é conhecido entre os evangélicos, descobrimos logo que tal modismo

    não tem base nas escrituras e nem embasamento histórico, trata sim de distorções

    maliciosas de certas passagens bíblicas, e em alguns casos nem isso, pois os

    próprios postulados deste movimento ensinam as pessoas a não tentarem entender,

    sobre a desculpa de ser um agir sobrenatural de Deus. Ora Deus não precisa nos

    tirar dos sentidos para nos usar, não se trata de uma possessão como parece.

    Tal movimento só prova duas coisas: a enorme carência ou necessidade que

    o povo tem de Deus e de outro lado um grande numero de pseudo-pastores, lideres

    fraudulentos e gananciosos, amantes do dinheiro, aproveitando-se dos pobres

    incautos, e da fragilidade emocional e espiritual de tais pessoas.

    Pergunto a mim mesmo, aonde tudo isso vai parar e para onde a igreja

    brasileira esta caminhando, o que as novas gerações iram pensar do evangelho,

    onde estamos, nós que nos posicionamos ao lado do verdadeiro evangelho que

    permitimos que tais aberrações tome o cenário, envergonhando-nos ate de nos

    chamarmos crentes.

    ResponderExcluir
  12. Causa-me também admiração o fato de pastores que se nomeiam

    defensores do evangelho, posicione-se a favor de tais movimentos só pra

    criticar quem também é propagador de sincretismos, que tornaram o evangelho

    uma seita exotérica.

    As duas criticas são verdadeiras, mas não por motivos lícitos, o Sr. Edir

    Macedo critica o movimento do cai-cai, por não estar ganhando dinheiro com

    o mesmo e por ser uma ameaça ao seu nicho de mercado, da mesma forma o

    Sr. Silas Malafaia no intuito de aparecer como baluarte e defensor da moral e

    bons costumes, sai em defesa de tal aberração só para criticar seu desafeto.

    E fato que o movimento do cai-cai, encontrou terreno fértil em nossos

    pais onde o lema dos espertalhões é ganhar vantagens sobre tudo e todos.

    ResponderExcluir
  13. Ate que enfim alguém trata do assunto sobre o ponto de vista cientifico,

    aberto à compreensão e ao dialogo e mostra que tal fenômeno é algo possível

    de acontecer e não uma intervenção sobrenatural e mais importante sem ganhar

    dinheiro ou pelo menos sem explorar as pessoas sobre o pretexto de serem

    guardião dos arcanos divino.

    A apresentação do professor em uma assembleia mista formadas de pessoas

    aparentemente não levadas por sentimentalismos ou por carência espiritual ou

    mesmo por ignorância, mostra nos de maneira racional a passividade de tal

    fênomeno.

    Acredito em Deus, no sobrenatural, mas a credito que a fé não anula a

    inteligência, pois ambos foi Deus quem nos deu com a mesma medida e intensidade. (video 03)

    ResponderExcluir
  14. COMENTÁRIO DIVIDIDO EM 03 PARTES COM VALIA PARA OS TRÊS VÍDEOS:
    PARTE 01 - Pags, 01 e 02

    Aluno: Jessé Vitorino da Silva Júnior, Curso Teologia-INTA
    Sobre: “CAIR NO ESPÍRITO”

    Trabalharemos, a seguir, situações onde tanto o lado divino quanto o lado profano possuem capacidades aparentemente semelhantes onde (a primeira vista) tudo é igual. (Ex. Secular: Coca-cola ou Pespi-cola). Mas não são iguais, Assemelham-se em estância primeira, contudo, em essência são substancialmente diferentes!

    A)
    • COBRAS
    • Varas atiradas ao chão
    • Magos do Faraó
    • X
    • Moisés e Arão

    B)

    • FORÇA
    • Sobrenatural
    • Sansão (Juizes)
    • X
    • Gadareno endemoniado (Evangelhos)

    Então:
    • O diabo é macaco de imitação
    • Pai da mentira/engano/falsificação
    Consideremos, pois, que existem:
    1. Homens naturais
    2. Homens carnais
    3. Homens espirituais
    Nosso discernir deve necessariamente obedecer ao preceito espiritual. Com base escriturística.

    Devemos evitar generalizações (TUDO É DO DEMÔNIO!)
    São Marcos, Cap 09 versos 38-41:

    Quem não é contra nós é por nós
    38 Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios, e nós lho proibimos, porque não nos seguia.

    39 Jesus, porém, respondeu: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo depois falar mal de mim;

    40 pois quem não é contra nós, é por nós.

    41 Porquanto qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa.

    LUCAS 9
    Quem não é contra nós é por nós

    49 Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios; e lho proibimos, porque não segue conosco.

    50 Respondeu-lhe Jesus: Não lho proibais; porque quem não é contra vós é por vós.

    E, também:

    Filipenses, cap 01 versos 15 a 18:

    15 Verdade é que alguns pregam a Cristo até por inveja e contenda, mas outros o fazem de boa mente;

    16 estes por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho;

    17 mas aqueles por contenda anunciam a Cristo, não sinceramente, julgando suscitar aflição às minhas prisões.

    18 Mas que importa? contanto que, de toda maneira, ou por pretexto ou de verdade, Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei;

    Percebemos assim, que deve haver prudência sobre procedimentos de julgamento sobre “atividades do Espírito ou de espíritos” no seio da Comunidade.

    Agora, percebamos outras passagens bíblicas relatando um dito “cair no Espírito/repouso no espírito/sono profundo ou afins ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessé parabéns por sua participação.
      Gostaria de comentar alguns versos que você citou aqui.
      1- Lucas 9 – “Quem não é contra nós é por nós”.

      49 Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios; e lho proibimos, porque não segue conosco. 50 Respondeu-lhe Jesus: Não lho proibais; porque quem não é contra vós é por vós.

      Creio que este texto reponde a pergunta: quem tem exclusividade de pregar o evangelho? Os discípulos de Jesus achavam que apenas eles tinham esse privilégio. Jesus mostrou que não. Jesus não é apenas da Igreja A ou da Igreja B. Ele é um salvador universal. Não é preciso ter uma carteira ministerial da Igreja de Jesus para anunciá-lo aos homens. Qualquer pessoa que o conhece tem liberdade de servi-lo. Embora não faça parte na Igreja que cremos ser a verdadeira. Jesus disse: tenho ovelhas que não são deste aprisco. A mim convém conduzi-las.
      Mas isso também não significa que qualquer um, de qualquer maneira, mesmo sem comunhão com Cristo terá autoridade para pregar. Veja o que aconteceu com os filhos do sacerdote que foram expulsar o demônio usando o nome de Jesus:
      E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.

      E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes.

      Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?

      E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa.
      Atos 19:13-16

      Eles levaram uma baita surra dos demônios. Eles usavam o nome de Jesus, mas não tinha a autoridade de Jesus para fazê-lo. Logo, nem todos que anunciam Jesus tem autoridade para fazê-lo. Nem tampouco por que usam o nome do Senhor são do senhor ou anunciam o evangelho do Senhor. Também Jesus disse:
      “ Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”-Mateus 7:22-23
      Fil.1.15-18 - Aqui Paulo fala de pessoas que estavam pregando por motivos egoístas para prejudicar o apostolo. Paulo não estava preocupado com isso, desde que o evangelho fosse pregado. Observamos aqui que o problema não era um falso evangelho que estava sendo pregado. A motivação estava errada, mas o evangelho era o mesmo de Paulo. O que devemos perguntar hoje em dia é: o evangelho que hoje está sendo pregado é o evangelho que Paulo pregava?
      Quando os gálatas se desviaram do verdadeiro evangelho Paulo não disse: "tudo bem, continuem a pregar esse falso evangelho, o importante é que preguem." Não de forma alguma. Ele repreendeu os gálatas e disse:
      Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Gálatas 1:8

      Paulo chamou de anátema (amaldiçoado) os que pregam um falso evangelho.
      Espero ter ampliado um pouco mais os temas abordados aqui.
      Graça e paz.
      Abraço ao amigo Jessé.

      Excluir
  15. COMENTÁRIO DIVIDIDO EM 03 PARTES COM VALIA PARA OS TRÊS VÍDEOS:
    Parte 02 - Pags 3 e 4

    1. Genesis 2. 21-22

    21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar;
    22 e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem.


    2. Genesis 15. 12
    12 Ora, ao pôr do sol, caiu um profundo sono sobre Abrão; e eis que lhe sobrevieram grande pavor e densas trevas.


    3. I Sm 10. 10
    10 Quando eles iam chegando ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou de Saul, e ele profetizou no meio deles.

    11 Todos os que o tinham conhecido antes, ao verem que ele profetizava com os profetas, diziam uns aos outros: Que é que sucedeu ao filho de Quis? Está também Saul entre os profetas?

    Sabe, qualquer um poder ser possuído pelo Espírito Santo desde que o mesmo assim o deseje. Até uma jumenta falou... Saul era um Rei, guerreiro, mas, profetizou.
    4. I Sm 26.12
    11 o Senhor, porém, me guarde de que eu estenda a mão contra o ungido do Senhor. Agora, pois, toma a lança que está à sua cabeceira, e a bilha d'água, e vamo-nos.

    12 Tomou, pois, Davi a lança e a bilha d'água da cabeceira de Saul, e eles se foram. Ninguém houve que o visse, nem que o soubesse, nem que acordasse; porque todos estavam dormindo, pois da parte do Senhor havia caído sobre eles um profundo sono.

    5. Ez 1-28 e 3.23
    28 Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do Senhor; e, vendo isso, caí com o rosto em terra, e ouvi uma voz de quem falava.

    Cair fisicamente mesmo! Desfalecimento físico. A glória de Deus é insuportável ao ser humano. Somente por extenção nos colocamos ante o Senhor!

    6. Dn 8-18 e 10-09

    23 Então me levantei, e saí ao vale; e eis que a glória do Senhor estava ali, como a glória que vi junto ao rio Quebar; e caí com o rosto em terra.

    24 Então entrou em mim o Espírito, e me pôs em pé; e falou comigo, e me disse: Entra, encerra-te dentro da tua casa.

    Depois do homem cair fisicamente perante a Glória esta mesma Glória em um segundo tempo, numa seguencia, o capacita a suportar tal Glória!

    7. Lc 1.41
    41 Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo,


    8. Ap 1.10
    9 Eu, João, irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.

    10 Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,

    Assim vemos que pode haver fisicamente, corporalmente, manifestações da Glória de Deus através do Santo Espírito.


    Com tudo isto, ponderações:

    • I Tim 4.1
    A apostasia nos últmos tempos

    1 Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,


    • I Jo 4.1
    Os falsos profetas e os verdadeiros crentes

    1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

    ResponderExcluir
  16. COMENTÁRIO DIVIDIDO EM 03 PARTES COM VALIA PARA OS TRÊS VÍDEOS:
    Parte 03 - Pags 5,6 e 7

    • Os 4.6
    6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.


    • Rm 1. 22-23
    A idolatria e depravação dos gentios
    22 Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos,

    23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

    E ainda de placas denominacionais. É necessário que haja completa imparcialidade nos julgamentos. E somente o Espirito Santo na Trindade é capaz de fazê-lo, através de nós!



    • Mt 22. 29
    29 Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus;

    Mesmo pegando um versículo isolado, pode ser dito nesta circunstância que a origem dos discernimentos é espiritual. Deve ser embasada na Bíblia sob a unção do Espirito Santo e não levada por vaidades eclesiais!



    • Mt 24.11
    11 Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos;

    • II Pe 2.1
    Os falsos mestres, seu caráter, obras, e justo castigo

    1 Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.


    • Jr 23.32
    21 Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei a eles, todavia eles profetizaram.

    • 22 Mas se tivessem assistido ao meu concílio, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam desviado do seu mau caminho, e da maldade das suas ações.

    Conclusão

    Então é necessário prudência:



    •PROVÉRBIOS (cap. 3)•
    5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

    •PROVÉRBIOS (cap. 28)•
    26 O que confia no seu próprio coração é insensato; mas o que anda sabiamente será livre.


    •JEREMIAS (cap. 17)•
    7 Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.

    •JEREMIAS (cap. 17)•
    5 Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!

    Pois:

    •MATEUS (cap. 10)•
    26 Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de ser descoberto, nem oculto que não haja de ser conhecido.

    •LUCAS (cap. 12)•
    2 Mas nada há encoberto, que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser conhecido.

    Se provir do mal, saberemos e tudo irá por terra.

    •MATEUS (cap. 7)•
    16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

    •MATEUS (cap. 7)•
    17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus.

    •MATEUS (cap. 7)•
    18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons.

    •MATEUS (cap. 7)•
    20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

    É interessante meditar sobre as palavras de Gamaliel:

    O conselho de Gamaliel

    Atos 5

    38 Agora vos digo: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque este conselho ou esta obra, caso seja dos homens, se desfará;

    39 mas, se é de Deus, não podereis derrotá-los; para que não sejais, porventura, achados até combatendo contra Deus.


    Iahweh não permitirá a vitoria desta guerra pelo mal. Algumas muitas batalhas serão vencidas pelo inimigo de nossas almas, mas ...

    Mateus 24-13:

    13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

    Amém! Aleluia!

    ResponderExcluir